Tenho HIV, e dai?

Todos sabemos o quanto é complicado se assumir perante a sociedade nossa sexualidade, ainda mais para uma personalidade da mídia assumir que é gay, porém, estamos em uma era (quase) despida de preconceitos e quem escondia sua orientação sexual agora tem liberdade para contar a todos suas preferências.

Porém, se admitir portador de uma doença, que anos atrás era associada apenas a homossexualidade, é ainda mais complicado, mas eles superaram isto, e se mostraram que a vida vai além de um simples preconceito. Porém, talvez por medo dos preconceitos, muitos guardam para si, chegando até mesmo a morrer após complicações, e sem admitir.


  • Anthony Perkins

Conhecido por dar vida ao papel do vilão Norman Bates, do filme “Psicose” (1960) – de Alfred Hitchcock. O ator Anthony Perkins morreu vítima da Aids com 60 anos de idade em 12 de setembro de 1992.


  • Cazuza

    The Iblogay - Famosos com HIV

Em 1988, o cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro Cazuza assumiu em rede nacional que estava com Aids. No dia 7 de julho 1990, aos 32 anos, o compositor morreu em decorrência da doença.

The Iblogay - Famosos com HIV
Polêmica capa da Revista Veja, edição 1077 de 26/04/1989.

  • Renato Russo

The Iblogay - Famosos com HIV

Aos 36 anos, o cantor Renato Russo morreu vítima da Aids. O ex-integrante da banda Legião Urbana nunca admitiu em público ter contraído a doença.

A música “Vento no Litoral” foi feita para um namorado de Renato Russo que morreu de AIDS.


  • Sandra Bréa

The Iblogay - Famosos com HIV


Símbolo sexual dos anos 80, a atriz Sandra Bréa, foi a primeira mulher a admitir publicamente a doença.
Ela morreu em 2000 com 48 anos, vítima de câncer de pulmão.

The Iblogay - Famosos com HIV
Capa da revista ISTOÉ Nº 1597, abordando o assunto

  • Cláudia Magno

A atriz Cláudia Magno, que fez sucesso na novela Dona do Mundo, também era portadora do vírus da Aids. Ela faleceu aos 34 anos em decorrência de uma agressiva pneumonia.


  • Thales Pan Chacon

O ator, bailarino e coreógrafo, morreu aos 40 anos, vítima de complicações causadas pelo vírus da Aids. Ele participou de diversas novelas na Globo como “Fera Radical” (1988), “O Salvador da Pátria” (1989), “Meu bem, Meu Mal” (1990), “Anos Rebeldes” (1992), “Sex Appeal” (1993, dentre outras.


  • Wagner Bello

Marcado pelo seu personagem consagrado no papel do extraterrestre Etevaldo do seriado infantil “Castelo Rá-tim-bum”, da TV Cultura, o ator Wagner Bello era portador do vírus HIV e faleceu em 12 de agosto de 1994, aos 34 anos, durante as gravações do programa.


  • Freddie Mercury

The Iblogay - Famosos com HIV


O cantor, compositor e pianista britânico, mundialmente famoso como fundador e vocalista da banda de rock Queen, que ele integrou de 1970 até a sua morte, em 24 de novembro de 1991. Freddie faleceu vítima de uma broncopneumonia, acarretada pela AIDS.

“Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa vem levantando há algumas semanas: eu sou HIV positivo, e venho lutando contra essa doença há alguns anos. Espero que daqui prá frente todos se conscientizem e se unam para enfrentar esse terrível mal.”

Em 23 de novembro de 1991, um dia antes de morrer.


  • Caio Fernando Abreu

The Iblogay - Famosos com HIV


Escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Apontado como um dos ícones de sua geração, Caio Fernando Abreu, depois de mudar-se para a França em 1994, acabou regressando ao Brasil no mesmo ano, ao descobrir-se portador do vírus HIV. Abreu se declarou homossexual em plena época da Ditadura Militar no Brasil. Faleceu em 25 de fevereiro de 1996.

“A GENTE PASSA A VIDA TODA ACHANDO QUE É IMORTAL”


  • Michel Foucault

The Iblogay - Famosos com HIV

Filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário, nasceu em 15 de outubro de 1926, morreu em Paris por conta de problemas neurológicos agravados pela HIV/AIDS; ele foi a primeira figura pública francesa que morreu por causa desta doença, sendo que seu parceiro Daniel Defert criou a fundação da caridade AIDES em sua memória.


  • Roy Simmons

Ex-jogador da NFL gay e o primeiro jogador publicamente assumido HIV positivo (desde 1997), morreu com 57 anos, logo após ser hospitalizado com pneumonia.


  • Magic Johnson

The Iblogay - Famosos com HIV.jpg

Ex-jogador de basquete, aposentou a carreira em 1991, após declarar que havia contraído HIV, o vírus causador da Aids. Hoje, já com 56 anos, Johnson se tornou porta-voz do sexo seguro e da prevenção contra o HIV.


  • Rock Hudson

The Iblogay - Famosos com HIV


O galã de Hollywood foi diagnosticado com HIV em 1984. Um ano depois, pouco antes de completar 60 anos, faleceu em decorrência de complicações relacionadas à AIDS.


  • Lauro Corona

The Iblogay - Famosos com HIV


Foi no ano de 1989 que o ator Lauro Corona, aos 32 anos, perdeu a luta 
devido a complicações decorrentes do vírus da Aids. Em sua última novela, Vida Nova (1988), de Benedito Ruy Barbosa. Lauro se viu obrigado a se afastar das gravações por conta da doença.


  • Michael Jeter

Ator que atuou no filme “A Espera de um Milagre”, descobriu que estava com AIDS em 1997. Em 2003 ele morreu vítima de ataque epiléptico.


  • Betinho

The Iblogay - Famosos com HIV


Ativista dos direitos humanos e sociólogo, Herbert José de Souza (o Betinho) morreu em 1997, aos 61 anos, e também em decorrência da Aids. Contraiu o vírus HIV em uma das transfusões de sangue, as quais fazia periodicamente devido à hemofilia que tinha.


  • Charlie Sheen

The Iblogay - Famosos com HIV


Famoso ator da série que estrelava, Two and a Half Man, assumiu em 2015, aos 50 anos ser HIV positivo depois de chantagens sofridas de uma garota de programa, que descobriu os remédios em seu banheiro. A infecção que aconteceu após o divórcio em 2006. 

“Estou aqui para admitir que, de fato, sou HIV positivo. Preciso parar esse ataque, essa avalanche de ‘sub-verdades’. Várias histórias nocivas estão ameaçando a saúde de tantas outras pessoas. Elas [essas histórias] estão longe da realidade”.